Impressoras 3D FDM: Materiais

Formato de Distribuição

Os materiais para utilização com as impressoras FDM são disponibilizados sempre na forma de uma filamento plástico. Estes filamentos, podem possuir as mais variadas espessuras, as mais comuns são 1.75mm e 3mm (para impressoras mais antigas).

Tipos de Materiais

Existem diversos materiais disponíveis para impressoras FDM, listamos abaixo os mais comuns:

  • ABS – o mais comum
  • PLA – inúmeras variações / misturas
  • Nylon – o mais resistente
  • PET – o mesmo das garrafas de refrigerante

Esses materiais variam tanto no seu custo, quanto na disponibilidade, características de impressão, etc.

 

ABS

O ABS é um material derivado de petróleo. É o mais comum e barato encontrado no Brasil e muito utilizado na indústria. Nem todas as impressoras FDM podem imprimi-lo, pois é um material muito sensível a variações de temperatura, sendo necessários mesa de impressão aquecida, ambiente livre de correntes de ar, assim por diante.

PLA

O PLA é um material biodegradável (feito a partir de amido de milho ou cana de açúcar), que vem ganhando muito espaço na impressão 3D. Possui pouca contração/expansão com a variação de temperatura, o que facilita sua utilização, não necessitando de mesa aquecida nem de ambiente controlado. Pelo contrário, necessita de uma constante corrente de ar para solidificar o material o mais rápido possível. Porém, por ser biodegradável, não é indicado para ser utilizado em locais com muita umidade ou em ambientes suscetíveis à ação do tempo , maresia, …

Nylon

O Nylon é muito pouco utilizado na impressão 3D não-profissional, por ser um muito caro (é praticamente 3x mais caro que ABS e PLA). Porém, é bastante utilizado pela indústria como material para protótipos, pois tem resistência alta à abrasão, tensão e pressão.

PET

O PET é uma material mais flexível que os anteriores (a exemplo das garrafas PET) e bastante promissor, por ser mais fácil que o ABS (não sofre com a contração térmica). Porém, ainda é uma material mais raro e difícil de encontrar na forma de filamento.

 

Mais informações:

 

<< Anterior [Impressoras 3D FDM: Modelos][Impressoras 3D FDM: Impressão] Próximo >>