Centralizador de Marcação para Bordas

Se você já esteve na situação de ter que marcar diversos pontos (para furação) na lateral de uma chapa de MDF (por exemplo), sabe que marcá-los com precisão, no centro da borda pode ser chato e demorado (até complicado dependendo da espessura da chapa). Com esta ferramenta, essa tarefa passa a ser muito simples.

Estes objetos podem ser baixados do Thingiverse no link abaixo:

 

Eu acabei imprimindo apenas 4 dos 5 tamanhos disponíveis por considerar o maior deles pouco útil para os trabalhos que faço (em geral chapas de MDF até 15mm de espessura). Caso achar necessário, só preciso imprimir o marcado maior, pois não demora mais que 20 minutos.

  

 

 

Apesar a ferramenta sido projetada com a intenção de marcar o centro nas bordas de objetos, após usar um pouco acabei me dando conta de outra forma de utilizá-la: marcar semi-círculos em cantos. Confesso que não sei se isso é de grande utilidade, e o uso acaba ficando limitado aos raios fixos nos tamanhos de cada peça. De qualquer forma, vale a pena mencionar.

  ]

Impressão

Bico 0.4mm é suficiente, porém, diâmetros menores ficariam melhor acabados
Material ABS: Se você quiser ter precisão (para marcar semi-círculos, por exemplo, é importante escalar em 1.01. Se a ideia for apenas marcar o centro das bordas, não é necessário escalar.
Infill Utilizei 30%.
Outro

 

Autor

Fábio Lutz

Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS / Brasil; 18 anos de experiência profissional no desenvolvimento de software (Delphi/Pascal, Java, ...
Sobre o Autor

 

Seja nosso Patrono

Se você gostou de nosso conteúdo, por favor considere doar-nos qualquer valor que você queira, para nos ajudar a manter nosso site e continuar com os projetos.

URL do DIYers no Patreon : https://www.patreon.com/diyerscombr