Ligando o PC com controle remoto.

Existem várias maneiras de conectarmos um controle remoto a um PC. Não discutirei se é certo ou errado ainda utilizar-se de controle com infra-vermelho para controlar dispositivos. O objetivo desse post é o de mostrar que é possivel instalar um controle remoto que LIGUE o PC (desde que tenha uma fonte ATX ou compatível).

Quem, como eu, utiliza um PC como media center, deve sentir falta da opção de poder ligar o media center sem se levantar da frente da tv. Vale salientar mais uma vez que DESLIGAR o PC via controle ou aplicativo no smart-phone ou via qualquer outro método é relativamente fácil. Uma vez ligado, o computador pode-se desligar via software que, de fato, é o que acontece hoje quando escolhemos desligar o computador. Também não me é interessante colocar o computador para suspender e habilitar o wake on lan pois eu realmente gostaria de desligar o computador.

Pensando no problema de como ligar o computador, via controle remoto, um ex-colega me indicou esse controle aqui:

Receptor remoto

Uma característica interessante é que além de implementar as funções de media player (play, stop, pause, etc), ainda há um botão power.

Como isso funciona ? Assim como vários outros controles remotos para computadores, esse possui um cabo usb em um receptor infra-vermelho que com os drivers carregados, tem seus comandos traduzidos automaticamente nos comandos de um media-center (no Kodi ele funciona de primeira). O grande diferencial, é um segundo cabo usb que só possui o conector para ligar no receptor infra-vermelho, a outra ponta do cabo contém 4 fios com a seguinte finalidade: 2 fios devem ser ligados em cada um dos polos do conector de força (onde é ligado o botão power na placa mãe)

Conector do botão Power na placa-mãe

e outros 2 fios são ligados na entrada live da fonte ATX (entrada que sempre fornece 5v mesmo com o computador desligado, fio roxo) e em um dos vários fios-terra (cor preta).

Vale notar que essa tarefa fica bem facilitada caso se possua um PC com fonte ATX e uma placa-mãe tradicional, pois nesse caso bastaria apenas conectar  no fio roxo (ou o que for +5VSB). Na imagem que segue, pode ser visto tanto pelo diagrama quanto pela foto do conector.

 

Pinagem e conector ATX

Uma vez feitas as conexões fica muito fácil imaginar como o dispositivo funciona: enquanto o computador está desligado, o receptor infra-vermelho permanece funcionando sustentado pelo cabo usb ligado no fio live (5VSB) da fonte ATX. Quando o botão de power do controle remoto é pressionado o receptor simula o pressionamento do botão power no gabinete, fechando um curto na placa mãe nos conectores de power. A partir dai o computador liga e o controle remoto é gerenciado pelo outro cabo usb .

Nesse post vou mostrar como eu adaptei esse controle remoto ao meu computador portátil que eu uso como media center, um Acer Revo, utilizado nesse artigo.

Acer Aspire Revo – AR3610

 

Embora uma fonte ATX não estivesse disponível, eu sabia que mesmo desligado em alguma parte da placa mãe desse computador existiam 5 volts disponíveis, a questão era apenas encontrá-los. Com a ajuda de um multímetro comecei a medir a voltagem nos conectores USB e, na primeira tentativa, encontrei os 5V.

Pesquisando por 5v na placa mãe

 

Após encontrar a tensão correta, bastou ligar os outros dois conectores nos 2 terminais do botão power, prender tudo com cola quente, abrir um buraco suficiente para entrar o cabo USB e fechar tudo. O resultado pode ser acompanhado na foto que segue:

Receptor infra vermelho instalado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *