Joystick arcade parte 2: melhorando a aparência

Continuando do projeto anterior a ideia agora é melhorar o visual da caixa para dar uma aparência mais condizente com a funcionalidade para a qual ela foi projetada. Para isso vamos colocar na tampa um adesivo semelhante aos utilizados nos arcades convencionais. Também vamos aproveitar e melhorar o acabamento a longo prazo adicionando uma camada de acrílico para proteger a estampa do adesivo e melhorar mais ainda a aparência.

Escolhendo uma estampa para o adesivo

Desde o início eu já sabia que iria escolher uma estampa do melhor arcade de todos os tempos concebido pelo homem:

 

Agora só restava procurar e editar uma imagem que se adapte a tampa do joystick. Que como pode ser visto na imagem que segue, é bem diferente do arcade original.

Pesquisando na rede por imagens relacionadas, acabei utilizando e editando a imagem abaixo:

Essa imagem já está editada (cantos arredondados) e o tamanho dela foi adaptado ao tamanho da tampa da caixa. O passo seguinte será colocar a imagem em um pendrive e levá-la em uma gráfica que a imprima do tamanho da tampa em um papel que não seja fosco e que seja adesivo. Vale notar que a 3M fabrica, para o mercado norte-americano (não achei por aqui), um papel adesivo que possui a superfície porosa, justamente para esses fins pois a porosidade dificulta o aparecimento de bolhas.

Tampa de acrílico

Comprar o acrílico foi relativamente fácil. E por sorte, a empresa já cortou nas medida corretas que eu forneci. Agora o desafio seria fazer os buracos no acrílico para coincidirem com os mesmos da tampa de MDF.

Um molde da tampa

Depois de desmontar a tampa, retirar o botões e dar uma lixada em uma ou duas ondulações na superfície, estava na hora de fazer um molde da tampa para poder transferir os furos dos botões da madeira para o acrílico. Com seis folhas A4 presas com fita, foi possível cobrir toda a cobertura da tampa e com um lápis foram desenhados os furos utilizando a tampa original como matriz.

Cortando o acrílico

Foi utilizado um varal de piso (como o que segue) e duas folhas de borracha como bancada para trabalhar o acrílico.

 

A próxima imagem é a da máscara de papel já sobre o acrílico sendo cortado. Vale notar que a máscara foi colada com fita adesiva no acrílico para ficar no lugar. Os cortes iniciais no papel foram feitos com um estilete, que já marcou as dimensões no acrílico. Para fazer os buracos no acrílico foi utilizada uma micro retífica que também ficou responsável por arredondar os cantos do acrílico para igualar a tampa de madeira.

Montando tudo

No final desse processo, bastou aplicar o adesivo e colocar por cima o acrílico. Os furos para prender as duas torres do joystick, foram feitos com uma parafusadeira após tudo ter sido montado, mirando exatamete os furos dos parafusos originais. Para evitar contato da cabeça do parafuso com o acrílico foram utilizados espaçadores de borracha, mas poderiam ser de nylon.

Essa é a visão geral de como ficou o joystick depois do upgrade. Existem mais upgrades como esse a serem efetuados e serão tratados nos próximos artigos.