Prusa – Knob para Ajuste Manual da Mesa de Impressão

Algumas impressoras FDM (como a Prusa i3,e outras), tanto quando adquiridas montadas ou em kit, já possuem o recurso auto-leveling, ou seja, de nivelamento automático do bico de impressão relativo à mesa, de forma que a distância entre ambos seja sempre a mesma – e a mínima possível. Porém, existem outras impressoras / kits que não possuem tal recurso. Nesses casos, é necessário fazer uso dos endstops (micro-chaves que limitam o movimento no eixo) e, para ajuste fino, parafusos/molas que alteram a altura da mesa.

No meu caso, o kit da Graber i3 que adquiri, necessita ajuste manual.

Para os parafusos da parte frontal da mesa, o acesso é tranquilo e fácil de ajustar:

 

Por outro lado, os parafusos da parte de trás são bem chatos:

 

De qualquer forma, este método, que requer uma chave allen e, normalmente, prender a porca na parte inferior da mesa, para que não gire junto com o parafuso, é ruim, pois é necessário:

  • Posicionar a cabeça de impressão em um dos dos cantos;
  • Avaliar a distância mesa / bico;
  • Mover a cabeça de impressão para longe do canto;
  • Ajustar a mesa com a chave allen;
  • Retornar a cabeça de impressão para o local anterior;
  • Avaliar novamente a distância mesa / bico;
  • Caso não estiver OK, repetir o processo novamente;
  • Repetir o processo para os cantos restantes.

Ou seja, não é muito prático.

 

Então, pensei em algumas possibilidades e procurei no Thingiverse por alguma coisa pronta. Não me surpreendeu o fato de existirem centenas de soluções para esse problema.

A mais simples, e que resolvi adotar, foi a de colocar um pequeno knob abaixo da base da mesa, onde originalmente ficava uma porca M3 e uma arruela (em cada um dos quatro cantos). Foi necessário, também, colar as cabeças (usando super-cola) dos parafusos na parte superior da mesa (de forma que não girassem com o giro do knob).

  

  

  

  

 

Esta configuração permitiu ajustar a altura da mesa / distância do bico usando apenas uma mão com a cabeça de impressão diretamente no local. Além de agilizar o processo de ajuste, permitiu uma precisão melhor.

 

 

Arquivo para Impressão

O arquivo para impressão do knob pode ser baixado do projeto abaixo, no Thingiverse.

 

Impressão

Bico 0.4mm é suficiente, porém, diâmetros menores ficariam melhor acabados
Material ABS: Escalar em 1.01
Infill 30%
Outro

 

Autor

Fábio Lutz

Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS / Brasil; 18 anos de experiência profissional no desenvolvimento de software (Delphi/Pascal, Java, ...
Sobre o Autor