Graber i3: Adaptador para Base/Rolamentos

A Graber i3 é uma impressora 3D clone da Prusa i3, com estrutura em MDF cortado a laser. Existem muitos kits para a Graber, ligeiramente diferentes entre si, porém, a maioria deles baseia utiliza a mesma estrutura em MDF disponibilizada neste projeto GitHub. É um projeto muito bom, para ser honesto, bastante firme e fácil de montar.

Um problema que não havia me ocorrido, e me passou despercebido por muitos meses, é o fato de que MDF dilata / contrai com o calor. Na maior parte da estrutura da impressora isso não é um problema. Porém, a mesa de impressão, que é aquecida a 100C para impressão em ABS, fica parafusada em uma base de MDF, relativamente fina e frágil. Com o tempo, notei que a diferença de temperatura entre os lados cima/baixo da base é suficiente para curvá-la (para baixo), e fazê-la colidir com os zipties dos trilhos do eixo Y (os endstops e os próprios trilhos são presos com zipties). Essa colisão gera uma pequena diferença de altura da mesa, relativa ao bico de impressão, que se propaga na forma de imperfeições no objeto impresso.

Na primeira vez que detectei essa situação, inverti a base da mesa, pois achava que essa curvatura para baixo não iria se alterar. Porém, após algumas impressões, a base novamente se curvou para baixo e passou a colidir com os zipties.  Ficar invertendo a base após algumas impressões não era prático, pois esse processo requeria: Desaparafusar a mesa de impressão (4 parafusos, 4 porcas, 4 molas e 12 arruelas); Cortar os zipties que prendiam a base nos rolamentos; Inverter a base; Colocar novos zipties; Parafusar tudo de novo; E o mais chato de tudo: calibrar a mesa novamente (não tenho sensor de auto-calibragem). Ou seja, essa “solução” não seria viável.

Assim, após analisar um pouco a situação, consegui entender que a base a curvatura não passava de 3-4mm. Tive, então, a ideia de levantar a base alguns milímetros, o que seria suficiente para que ela não encostasse em mais nada. Para conseguir isso, projetei os adaptadores abaixo:

  

 

Com essas duas peças, seria possível fixar a base aos rolamentos utilizando parafusos M3 ao invés de zipties, o que deixa a base mais firme e são reutilizáveis, caso precisem ser removidos por algum motivo.

  

  

 

Peças OK, é hora de desmontar a mesa e instalar os adaptadores.

  

 

Situação original:

 

 

Montando o adaptador / alça:

  

 

Situação final:

  

 

Partes

Este projeto requer poucas peças:

Eu incluí, no projeto do Thingiverse, o arquivo OpenSCAD, com o projeto original, caso seja necessário modificar alguma coisa para a sua impressora.

 

Impressão

Bico 0.4mm é suficiente, porém, diâmetros menores ficariam melhor acabados
Material ABS: Escalar em 1.01
Infill Não faz diferença, pois, pelo tamanho das peças, o infill não é utilizado
Outro Após a impressão, talvez necessite lixar um pouco o encaixe do adaptador com a base.

 

Autor

Fábio Lutz

Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS / Brasil; 18 anos de experiência profissional no desenvolvimento de software (Delphi/Pascal, Java, ...
Sobre o Autor