LCD Grande – Parte 1: Caixa e Suporte Deslizante

Minha impressora 3D, uma Graber i3, clone da Prusa i3, foi montada (por mim) utilizando um kit adquirido no Mercado Livre.

O LCD que veio junto no kit é bom. É uma matriz de caracteres com 20 colunas por 4 linhas e atende ao básico.

Porém, quase um ano após a aquisição e montagem do kit, achei que o LCD podia ser melhorado, em termos de tamanho e acessibilidade.

Nessa ideia, adquiri um LCD maior, do tipo “Full Graphics”.  Em comparação com o LCD anterior, a quantidade de informações não muda (pelo menos na versão atual do Marlin). Por outro lado, as informações são apresentadas de uma forma mais amigável e ele possui mais margem para evoluções.

Além disso, um ganho não relacionado ao LCD em si, é que, por ser mais estreito que o anterior, eu poderia colocá-lo em outro lugar, liberando o espaço atual, para que eu possa adicionar um knob para tensionar a correia do eixo Y (assunto para outro artigo).

Perfeito, o LCD está funcionando como eu gostaria. Porém, diferentemente daquele que veio no kit, a minha impressora (com estrutura em MDF) não possui nenhuma caixa / estrutura / espera para LCD grande (apenas para o que veio no kit). Assim, voltei-me para o Thingiverse e consegui encontrar exatamente o que eu estava procurando (exatamente mesmo): LCD 128×64 case support.

 

O LCD se encaixou perfeitamente nas peças impressas do projeto acima

 

 

  

  

  

 

Perfeito! O único detalhe, é que o suporte da caixa, fornecido no projeto, é fixo, permitindo apenas que se altere o ângulo do LCD. Em um primeiro momento, não parece um problema muito grande. Na verdade, só fui me dar conta de que isso era um problema quando fui parafusá-lo ao gabinete da minha impressora (foto abaixo):

Note que ele fica encostado à parede esquerda do LCD. Isso é um grande problema, pois aquela concavidade no lado esquerdo da caixa do LCD é a entrada para cartão SD. Se eu mantivesse essa solução, toda vez que quisesse trocar o cartão SD (ou carregá-lo com arquivos p/ impressão), eu teria que desmontar o gabinete.

Sem problemas, pois dificilmente existe algo que não se possa melhorar, quando se tem uma impressora 3D. A única coisa que eu precisava fazer era pensar em um suporte “deslizável”, para que, no momento que eu precise acessar o cartão SD, possa puxar o LCD para fora.

Foi justamente o que eu fiz!

 

Primeiro, pensei em um “suporte intermediário”, que seria associado aos conectores já parafusados na parte traseira da caixa:

  

  

 

Feito isso, era necessário pensar em um suporte inferior com trilhos para que o intermediário pudesse deslizar. Projetei um suporte em um ângulo de 20 graus, depois de medir as dimensões da parte frontal do gabinete de minha impressora:

  

 

Tudo correndo bem. Agora só precisava parafusá-los na base do gabinete de minha impressora. Para isso, utilizei a montagem das duas imagens anteriores para marcar onde os buracos-guia deveria ser furados e segui com o processo:

  

  

  

 

Parafusos, Porcas, …

  • 6x Parafusos M3 Allen de 15mm
  • 4x Parafusos M3 Allen de 12mm
  • 4x Parafusos M3 Allen de 10mm
  • 6x Porcas M3
  • 6x Arruelas M3
  • 4x Parafusos phillips para madeira (3mm x 12mm)

 

Projeto completo

O projeto completo, incluindo os arquivos que eu projetei, pode ser baixado de minha página no Thingiverse para ele:

É claro, que esta é apenas a primeira parte do projeto. A segunda parte vai conter instruções sobre como compilar o Marlin de forma que aceite operar com este LCD.

 

Impressão

Bico 0.4mm é suficiente, porém, diâmetros menores ficariam melhor acabados
Material ABS: Escalar em 1.01
Infill 20% é suficiente
Outro Ao imprimir os suportes inferiores, lembre-se de imprimir um na posição original e outro espelhado, de forma os trilhos de ambos fiquem para o centro quando forem fixados a uma base.

 

Autor

Fábio Lutz

Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS / Brasil; 18 anos de experiência profissional no desenvolvimento de software (Delphi/Pascal, Java, ...
Sobre o Autor