Cooler passivo no Raspberry Pi 3

Após o artigo que ensina como monitorar a temperatura do Raspberry Pi 3, vamos descrever um processo para impedir que a temperatura suba sem a necessidade de inserir um cooler  baseado em fan.

O que será necessário:

  • Uma ferramenta de corte, por exemplo uma micro-retífica.
  • Um dissipador de 3,5 x 3,5 cm. (reaproveitado de uma placa mãe usada).
  • Um dissipador BGA de 20 X 20 x 1 mm. (pode ser adquirido em site de leilão online).
  • Um case para o Raspberry Pi 3.
  • Pasta térmica.
  • Um pedaço de plástico duro (reaproveitável de qualquer embalagem).
  • Tesoura.

Inicialmente o dissipador pode ser obtido de alguma placa mãe antiga. O que segue foi obtido de uma placa mãe Asus, era o dissipador do chipset.

Vale notar que esse dissipador precisou ser cortado com a micro-retífica.

A ideia é colocar esse dissipador sobre o processador do Raspberry Pi. Infelizmente, como pode ser visto na foto,

 

Simplesmente adicionando o dissipador sobre o processador poderia colocar em curto algum componente pelo simples fato de o dissipador ser um bom condutor de eletricidade. Para resolver esse problema vamos colocar entre o processador e o dissipador, um dissipador menor (BGA), para aumentar a altura dos demais componentes e também, fazer uma máscara com o plástico, para aumentar o nível de isolamento.

Com a ajuda de uma folha de papel, vamos fazer uma máscara deixando exposto apenas o processador, depois vamos usar essa folha de papel como molde para cortar o plástico. O resultado deve ficar como a imagem que segue:

Depois de colocarmos a máscara no Raspberry Pi, colocamos a pasta térmica sobre o processador e colocamos o dissipador BGA (ver na foto).

Em cima desse dissipador, colocamos mais pasta térmica e colocamos o segundo dissipador. Na foto que segue o teste para ver se fazia a diferença desejada:

No caso em particular a temperatura nunca subiu mais de 63 graus Célsius.

Agora, com a ajuda da micro-retifica, foi cortado um furo um pouco menor que o dissipador (para aumentar a pressão entre ele e o processador) e manter tudo no lugar.

Acredito que isso seja suficiente para resfriar qualquer Raspberry Pi 3. Vale lembrar que o dissipador BGA que vem com os cases deve ser utilizado para resfriar o integrado que fica em baixo, por isso deve ser adquirido um segundo dissipador BGA.