Ferramenta – Paquímetro

O Paquímetro é uma ferramenta destinada a medir pequenas dimensões (comprimentos, larguras espessuras e diâmetros). OBS: Não confundir com medidores de espessura, destinados a medições ainda mais precisas de objetos muito finos.

A grande vantagem com relação a uma régua ou trena, é a precisão da medição, proporcionada pelas pinças e mostradores (no caso do modelos digitais e de relógio).

Sua utilidade é vasta, porém, dentro dos propósitos deste blog, ela está presente em todas as áreas que envolvem a criação e adaptação de objetos:

  • Impressão 3D: Essencial – Para criar objetos que irão se encaixar em outros (impressos ou não), é sempre importante saber os tamanhos exatos, nos décimos de milímetro.
  • Metalurgia: Essencial
  • Marcenaria: Sugerida

 

Características

Unidades de Medida
Os paquímetros possuem marcações em centímetros(parte inferior da régua) e polegadas (parte superior da régua). Os centímetros são subdivididos em 10mm e as polegadas em 1/10 de polegada.
Vale lembrar que alguns modelos possuem apenas marcação na unidade utilizada no seu país de fabricação.

Medição Externa
Utilizando-se a pinça maior, pode-se medir as dimensões externas do objeto.

Medição Interna
Utilizando-se a pinça menor (no topo da ferramenta), pode-se medir as dimensões internas.
  

Medição por “Profundidade”
Às vezes não é possível medir, de forma precisa, um objeto, ou uma parte dele, pois ele não oferece possibilidade de prender as pinças externa e interna. Para essas situações, caso haja, um degrau ou um fundo no objeto, pode-se utilizar a haste de profundidade, que deve ser estendida até tocar no final do segmento a ser medido.

Impulsor
Esta pequena roda (nos modelos mais baratos pode ser uma pequena haste dentada), quando operada com o polegar, por exemplo, ajuda a mover as pinças com uma precisão maior.
  

Trava
A trava pode ser útil em duas situações (pelo menos):

  • Quando se está medindo uma dimensão em uma posição onde não se consegue ver o resultado da medição, gira-se a trava até fixar as pinças na posição. Então, pode-se remover o paquímetro do local e verificar o tamanho medido.
  • Riscar uma linha-guia para corte ou qualquer marcação desejada de forma mais precisa. Funciona bem para madeira, papelão e plásticos. Não é recomendado para metal pois pode danificar a ponta da pinça.

  

 

Modelos

Tamanhos
Existem paquímetros dos mais variados tamanhos, porém, os mais comuns são os de 15cm.

Material
Em geral, são produzidos paquímetros em plástico e metal (mais caros e de melhor qualidade).

Universais
Os paquímetros universais são os mais simples, e também os menos precisos, contando apenas com a régua para fornecer as dimensões.

Relógio
São paquímetros mais precisos, muito comuns no século passado (antes da popularização dos digitais).

Digitais
Tão precisos quanto os paquímetros de relógio, porém, com uma leitura digital, mas com a “desvantagem” de necessitarem pilhas.

Outros Modelos
Existem outros modelos, com pinças diferentes e/ou mais específicas (para medição de percentual de gordura, por exemplo), porém, este artigo está focado nos paquímetros a serem utilizados em projetos DIY.

 

Recomendações

  • Dê preferência aos paquímetros metálicos, pois os plásticos são frágeis e tendem a se danificar facilmente.
  • Vale a pena investir um valor maior em um paquímetro de relógio ou digital, pois o ganho em precisão é expressivo.

 

Onde comprar