Impressora 3D – Kossel – Suporte p/ Mesa de Impressão

 

As impressoras 3D Kossel são do tipo “delta”, onde 3 eixos verticais, operados simultaneamente, posicionam a cabeça de impressão na posição desejada.

Sua estrutura, em geral, é montada utilizando-se as barras de alumínio extrudado de 15mm x 15mm ou 20mm x 20mm, mas podem ser utilizadas outras espessuras. Além disso, a mesa de impressão indicada para o modelo é circular e deve ser presa às barras extrudadas em 3 pontos.

A necessidade de se desenvolver este suporte surgiu do fato de que, a lista de peças, indicadas nas instruções para a montagem da Kossel escolhida, continha um suporte inadequado para fixação nas barras adquiridas.

 

Arquivos

Os arquivos para a impressão do suporte podem ser baixados, no Thingiverse, do endereço abaixo:

O arquivo “printbed_tab.stl” é o modelo gerado para impressão considerando barras de 15mm x 15mm, e pode ser utilizado diretamente no fatiador de sua preferência (Slic3r, Cura, …)

 

O arquivo “printbed_tab.scad” deve ser utilizado no OpenSCAD para personalizar o suporte (caso, por exemplo, as barras estruturais de sua Kossel sejam de 20mm x 20mm).

  

É possível, no OpenSCAD, alterar os parâmetros abaixo:

1
2
3
4
5
6
7
holderHeight      = 3;    // altura do suporte
holderWidth       = 25;   // largura do suporte
holderExt         = 0;    // extensão do suporte (no caso de mesas de impressão grandes)
frameWidth        = 15;   // largura da barra
frameRailWidth    = 3;    // largura dos "encaixes"
frameRailHeight   = 5;    // altura dos "encaixes"
bedScrewDFFrame   = 5;    // ajuste para posicionar a "borda circular" do corte no suporte

 

Impressão

Bico 0.4mm é suficiente, porém, diâmetros menores ficariam melhor acabados
Material ABS: Necessário escalar em 1.01, para ficar o mais próximos possível do tamanho real
Infill Usar 30% de infill
Outro

 

Ajustes

Após a impressão, talvez seja necessário lixar um pouco as partes internas dos encaixes, pois, devido a imperfeições por conta da espessura do bico de impressão e alguma desregulagem (mesmo que mínima) da impressora. Pelo mesmo motivo, pode ser necessário lixar as bordas internas da furação para o parafuso M3. É importante que o parafuso possa girar “em falso”, para que se possa apertá-lo no momento da fixação na barra, sem danificar o suporte.

 

 

Montagem

Os passos para a montagem dos suportes na estrutura da impressora são os seguintes:

 

 

Autor

Fábio Lutz

Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS / Brasil; 18 anos de experiência profissional no desenvolvimento de software (Delphi/Pascal, Java, ...
Sobre o Autor