Saboneteira

Há alguns dias, a saboneteira do meu banheiro quebrou e, ao invés de adquirir uma nova em algum supermercado, resolvi procurar algum modelo para impressão.

Nem precisei vasculhar muito no Thingiverse, pois logo nos primeiros resultados da procura, encontrei esta ótima saboneteira. Os arquivos podem ser encontrados no link abaixo:

 

O design desta saboneteira é bastante prático, formado por duas partes: A “grelha”, onde fica depositado o sabonete, permitindo que a água (que envolve o sabonete após o uso) seja decantada na “carenagem”. A “carenagem”, responsável por conter a a água até que seja limpa ou transborde pela fenda em um dos cantos.

A limpeza pode ser realizada de forma simples, apenas jogando fora a água contida na carenagem, através através da fenda, ou removendo-se a grelha e realizando uma limpeza completa (faço isso normalmente após o término do sabonete).

 

 

 

Impressão

Bico 0.4mm é suficiente, porém, diâmetros menores ficariam melhor acabados
Material ABS: Pela questão do material, apenas, não é necessário escalar o objeto
Infill O objeto tem paredes tão finas que o “infill” não chega a ser utilizado
Outro Os objetos originais, contidos nos arquivos .stl possuem tamanho para sabonetes bem grandes.

Eu escalei o objeto para 0.7 do original para que ficasse do tamanho padrão para sabonetes.

 

Autor

Fábio Lutz

Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS / Brasil; 18 anos de experiência profissional no desenvolvimento de software (Delphi/Pascal, Java, ...
Sobre o Autor