Pimp my byte – trocando a fonte de um Hotbit 1.1.

A bola da vez vai ser dar uma repaginada no velho MSX Hotbit v1.1 (também conhecido como Hotbit branco). Segue uma imagem do micro no estado atual (o que era branco agora está amarelado), mas vamos tocar um problema por vez.

Essa semana a minha intenção é substituir a fonte linear original de fábrica (aquela que esquentava de monte e consumia muito mais do que entregava), por uma chaveada (pois tenho uma de PC dando sopa). Outra vantagem de trocar esse componente é que como o modelo 1.1 deixou de ser fabricado em 1986, essa fonte tem, no mínimo 31 anos. A que eu pretendo colocar foi feita em 2010, um pouco mais nova.

A foto que segue é a do computador aberto com a fonte a direita e a placa digital + conversor RF a esquerda.

 

Abaixo a fonte que será transplantada para o computador.

Para fins de comparação, segue uma imagem das duas fontes, acima a original e abaixo a ATX.

 

Para fazer a conversão é bem simples pois o Hotbit usa apenas +12v, -12v, 5v e GND, que são voltagens perfeitamente encontradas nessas fontes.

O conector INB, também conhecido como INIBIT, serve apenas para desligar a fonte se for acessado o slot 1 com o computador ligado. Sinceramente, não faz falta e pode ser deixado de lado.

Para mim a saída foi remover a solda desse cabo flat da fonte e fazer uma emenda nos fios da fonte ATX correspondente: amarelo +12v, vermelho 5v, azul -12v e preto GND. Também é necessário fechar um curto entre o fio verde e qualquer terra da fonte ATX, para mantê-la ligada.

Segue o resultado final com o gabinete lavado e o cooler posicionado (não o original, mas um menor que estava sobrando). Tudo fixado com cola quente.

 

Com tudo já montado, segue uma imagem do conjunto funcionando (ignorem a qualidade horrível da imagem pois são vários problemas a serem resolvidos, esse foi um deles).