Suporte ajustável para Smartphone c/ engate padrão GoPro

 

Com a intenção de utilizar o meu smartphone para filmar realizar filmagens técnicas (objetos sendo impressos em 3D, montagens, desmontagens, …), pensei em procurar na AliExpress, BangGood, etc, por um suporte pronto.
Porém, apesar do custo ser baixo, a demora na entrega era, neste caso, um ponto importante. Mas como já tinha comprado minha impressora 3D, resolvi dar uma procurada no Thingiverse. Encontrei inúmeras opções, mas nenhuma delas foi exatamente do meu agrado. Então, como um DIYer que sou, a opção óbvia foi a de criar o meu próprio suporte.

Antes de iniciar a concepção, coloquei dois requisitos para o suporte:

  1. Precisava ser ajustável, para que eu pudesse utilizá-lo mesmo que trocasse de smartphone
  2. Deveria ser simples de prendê-lo nos mais variados locais

O primeiro requisito, foi o mais complicado de modelar, uma vez que diferentes smartphones possuem: diferentes tamanhos; diferentes espessuras; botões nas posições mais variadas. Assim, como contemplar todas essas possibilidades? Minha solução, após alguns protótipos foi:

  • Ter um objeto com um perfil o mais estreito possível, de forma que ocupando menos espaço lateral, pudesse desviar com mais facilidade dos botões
  • Fazê-lo em duas partes, que deslizassem uma contra a outra, aumentando ou diminuindo sua altura, conforme a necessidade
  • Deixar a “pinça”, que prende o smartphone, com tamanho suficiente para acomodar a espessura mais larga de smartphone que encontrei

O segundo requisito foi um pouco mais simples de resolver: Uma vez que possuo 3 câmeras GoPro, tenho diversos adaptadores para essas câmeras, de todos os tipos possíveis. Assim, resolvi fazer o engate no padrão GoPro.

Conforme a última imagem deixa claro, a opção que utilizei para tensionar as duas partes do suporte foi um atílio de borracha. Poderia ter utilizado uma mola, porém, os atílios funcionaram muito bem neste caso e são muito mais baratos, fáceis de encontrar e, portanto, facilmente substituíveis.

Com a versatilidade do adaptador no padrão GoPro, posso prender o suporte em uma variedade razoável de superfícies, materiais e objetos.

 

Arquivos

Para baixar os arquivos necessários para a impressão das peças, acesse a respectiva página no Thingiverse, abaixo:

 

Impressão

Bico 0.4mm – Não há necessidade de se utilizar bico com diâmetro menor
Material ABS: Deve-se escalar todos os objetos em 1.01, do contrário eles ficarão menores do que deveriam, devido à contração do material durante o resfriamento.
Infill 30% é o ideal. Menos que 30% o objeto pode não ficar rígido o suficiente
Outros Cada adaptador está em um arquivo separado. Para imprimi-los todos juntos, adicione-os à mesma “mesa virtual” do fatiador, antes de iniciar o processo.