Porta-Cartões SD/microSD

 

Os cartões de memória SD foram um avanço significativo no armazenamento de dados (principalmente fotos e vídeos). Com o advento dos smartphones, os MicroSDs acabaram se tornando mais importantes que seus predecessores, e com a tecnologia de hoje, conseguem armazenar muito GBs de dados (já existem cartões de até 1TB agora, o que é impressionante.

Por outro lado, o seu tamanho físico (principalmente os MicroSD), os tornam muito suscetíveis a serem extraviados. Qualquer pessoa que possua vários cartões já deve ter perdido um ou outro. Eu, até há pouco tempo, utilizava uma pequena caixa, destinada a armazenar 1 disquete 3-1/2, que comprei há 20 anos, no início do meu curso universitário.

Mas isso mudou quando eu montei minha impressora 3D. Pesquisando por objetos a imprimir, no Thingiverse, me deparei com este:

 

O projeto disponibiliza um porta-cartões no formato “canivete”, com 3 combinações possíveis:

  • 2 cartões SD
  • 8 cartões microSD
  • 4 cartões microSD + 1 cartão SD

Além disso, ainda é possível escolher se os nichos devem ter um buraco (para facilitar a sua extração) ou não. Ele também conta com bandejas “topo” e “base”, ambas com possibilidade de configuração do texto.

Mas, para que se possa conseguir personalizar, é necessário um pouco de conhecimento no aplicativo OpenSCAD e baixar o arquivo fonte uSD_holder.scad. Infelizmente, o autor do projeto esqueceu de disponibilizar uma biblioteca utilizada pelo arquivo em questão: “text_on.scad”, mas ele pode ser baixado direto do site do autor no GITHub.

 

Minha personalização

Eu optei por uma combinação contendo 4 bandejas, sendo 3 exclusivamente para cartões SD e uma para cartões microSD, mas é possível utilizar mais ou menos bandejas. Infelizmente, os textos que escrevi acabaram ficando muito rasos e minhas habilidades com pintura os deixaram (neste quesito) não muito bons, mas aceitáveis.

Na montagem, utilizei 2 o seguinte:

Foi necessário alterar o tamanho dos nichos para inserção dos imãs (diretamente no OpenSCAD), pois o projeto original prevê imãs de 3mm. Adicionalmente, a pequenas peças que seguram o parafuso oposto do parafuso pivotante, tiveram que ser coladas com supercola (SuperBonder).

Os imãs não são terminantemente necessários. Se for aplicada uma pressão um pouco maior nos parafusos, o atrito das bandejas faz com que elas permaneçam fechadas até que se aplique uma força para abri-las. Porém, com os ímãs, pode-se deixar os parafusos um pouco mais folgados e as bandejas abrem e fecham facilmente, sendo mantidas fechadas pelos imãs. Neste caso, é recomendável dar uma lixada (com uma lixa normal ou lixa de unhas) nas partes superior e inferior de cada peça, para que o atrito seja menor. Eu optei pela segunda opção pois a abertura / fechamento das bandejas fica mais suave.

 

Impressão

Bico 0.4mm – Não há necessidade de diâmetro menor
Material ABS: Necessário escalar o objeto em 1.01, do contrário os cartões não vão caber nos respectivos nichos
Infill Utilizar infill de 30%, apesar de ser pouco volume deste tipo.
Outros

 

Outros Modelos

Para mim, este é o melhor modelo de porta-cartões SD, mas existem muitos outros, dos quais, listo alguns abaixo:

  • Swiss Army Style SD Holder (Expandable)(Raspberry adaptors) – Este foi o primeiro que tentei, porém, tem uma falha: os nichos próximos ao parafuso pivotante são bem difíceis de acessar pois ficam parcialmente coberto pela badeja de cima,
  • SD Holder (Expandable) – Parece muito com o anterior, porém, resolveram o problema do nicho próximo ao parafuso pivotante. Além disso, usa menos material na impressão,
  • Flat SD Card Holder – Bastante interessante, no estilo “cartão de crédito”, porém, só armazena cartões SD.
  • SD card storage – No estilo de caixa, também só armazena cartões SD.
  • SD and Micro SD Card Holder – No estilo de caisa, porém, armazena SD/microSD (é bom p/ viagem). Eu imprimi este, porém, tive problemas para encaixar os cartões nos nichos, que ficaram muito estreitos (tive que lixá-los bastante)
  • USB and SD card holder for wide USB sticks – Guarda SD, microSD e Pendrives.

Autor

Fábio Lutz

Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS / Brasil; 18 anos de experiência profissional no desenvolvimento de software (Delphi/Pascal, Java, ...
Sobre o Autor