Clip para Sacos Plásticos

 

Se você faz compras em supermercado e adquire: açúcar, sal, batatas fritas, achocolatado em pó em sachet, pipoca, …, deve ter problemas para mantê-los fechados. Esse problema já foi resolvido, é claro, você pode comprar os “clips para sacos plásticos”, ou mesmo usar prendedores de roupa.

Comigo não foi diferente, até que comprei minha impressora 3D e encontrei, no Thingiverse, um projeto extremamente útil:

 

Ele disponibiliza 2 tamanhos: 6.5cm e 8.5cm, que são suficientes para a maioria das situações.

O interessante desses objetos é que, apesar de serem formados por duas partes, que se movem num eixo, que fica em uma das pontas, cada um dos clips é impresso de uma vez só, e ao final da impressão, basta fechar o clip (como se fosse fechar um saco) que ele quebra as hastes de sustentação e passa a funcionar corretamente.

Às vezes, um ou outro acaba quebrando, mas como o tempo para imprimir um par dos maiores fica em torno de 40 min, não chega a ser um grande problema. E é mais barato do que ir ao supermercado (ou a uma loja de 1,99) para compra novos: pelos meus cálculos, cada um custa em torno de R$ 0,70 (70 centavos), considerando o custo do material e a eletricidade gasta no processo.

 

Este, provavelmente é o objeto que eu mais imprimi, desde que adquiri minha impressora 3D. Possuo diversos clips em casa e imprimir outros tantos para familiares e amigos.

 

Impressão

Bico 0.4mm – Não há necessidade de diâmetro menor
Material ABS: Não há necessidade de escalar o objeto, pois a contração não vai influir no funcionamento dele.
Infill 30% é o ideal. Menor que 30% pode deixar o objeto fraco
Other

 

Autor

Fábio Lutz

Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS / Brasil; 18 anos de experiência profissional no desenvolvimento de software (Delphi/Pascal, Java, ...
Sobre o Autor