Adaptadores para Brocas de Rosca + Caixa

Ao adquirir “brocas de rosca” para meus projetos com impressão, precisei montar adaptadores para manuseá-los e uma caixa para guardá-los.

Adaptador

Ha álgum tempo, comprei na AliExpress as seguintes “brocas de rosca“, que nada mais são do que brocas destinadas a escavar a rosca para uma determinada especificação de parafuso.

São de ótima qualidade e funcionaram exatamente como eu precisava / esperava.

O único detalhe é que elas vêm exatamente como mostrado na fotografia, ou seja, sem nenhum adaptador nem cabo para operá-las.

Minha primeira ação para resolver esse detalhe foi procurar algo pronto ou similar no Thinkgiverse. Após algum tempo vasculhando o site, procurando por diferentes palavras-chave, consegui encontrar o projeto “Customizable adapter tool handle“, que é “mais ou menos exatamente” o que eu procurava. “Mais ou menos” porque o projeto prevê um cabo para cada uma das brocas. Na minha opinião isso é desnecessário e um desperdício de material.

Assim, usando como base para minhas ideias o cabo do projeto acima, idealizei um sistema de adaptadores das brocas para um padrão de haste pentagonal do cabo:

Dessa forma, só precisava imprimir um cabo e 5 adaptadores.

 

Além disso, para que a haste pentagonal do cabo não se partisse com o torque resultante da torção da broca, adicionei, no projeto do cabo, um espaço para inserir um parafuso M3, de forma a reforçar a haste (problemas desse tipo podem acontece quando a torção é realizada no eixo do objeto perpendicular às camadas de impressão).

 

Após impressos todos os adaptadores das respectivas brocas, o conjunto resultante ficou dessa forma:

Com este conjunto, posso escavar qualquer rosca (não vou escavar duas roscas simultaneamente) e posso armazená-lo no menor espaço possível.

 

Caixa

Falando em armazenar o conjunto, imediatamente após finalizá-lo, já senti a necessidade de uma caixa. Apesar do “lado acumulador” de minha personalidade ter permitido que eu juntasse uma coleção formidável de caixas de todos os tipos, nenhuma delas se adequava como eu queria, para armazenar o conjunto.

Então, novamente coloquei a massa cinzenta p/ trabalhar e cheguei a um modelo p/ uma caixa, com tampa magnética, p/ guardar essas preciosas ferramentas:

 

Deixei uma folga nos “brackets”, que seguram os adaptadores das brocas, de forma a colocar um revestimento em borracha de EVA, a fim de manter as brocas bem firmes dentro da caixa:

 

Para colocar os imãs corretamente, coloquei um imã embaixo de uma tampa de caixa de CD, coloquei 4 imãs, 1 a 1 sobre ela de forma que ficassem atraídos pelo imã debaixo e os marquei com cor vermelha:

 

A seguir, inverti o imã debaixo da tampa de caixa de CD e realizei o mesmo processo novamente, porém, marcando os outros 4 imãs na cor azul:

 

Enfim colei os imãs vermelhos na caixa e os imãs azuis na tampa, processo este que me garante que todos os imãs estarão se atraindo:

 

O conjunto completo Brocas + Caixa ficou da seguinte forma:

 

Arquivos

Os arquivos .stl (prontos p/ impressão), podem ser baixados da página do projeto no Thingiverse (clique aqui para baixá-los).

 

Impressão

Bico 0.4mm – Não há necessidade de se utilizar bico com diâmetro menor
Material ABS: Deve-se escalar todos os objetos em 1.01, do contrário eles ficarão menores do que deveriam, devido à contração do material durante o resfriamento.
Infill 30% é o ideal. Menos que 30% o objeto pode não ficar rígido o suficiente
Outros Cada adaptador está em um arquivo separado. Para imprimi-los todos juntos, adicione-os à mesma “mesa virtual” do fatiador, antes de iniciar o processo.