Até há pouco tempo atrás, meu fonte de ouvidos, que utilizo no meu computador, ficava pendurado em um gancho, colado na lateral do gabinete. Porém, recentemente, investi em um fone de ouvidos de melhor qualidade sonora e mais bonito. Achei que ele não merecia ficar pendurado no mesmo gancho do anterior, então decidi procurar por um suporte melhor acabado que eu pudesse imprimir.
Continuar lendo

Continuando do projeto anterior a ideia agora é melhorar o visual da caixa para dar uma aparência mais condizente com a funcionalidade para a qual ela foi projetada. Para isso vamos colocar na tampa um adesivo semelhante aos utilizados nos arcades convencionais. Também vamos aproveitar e melhorar o acabamento a longo prazo adicionando uma camada de acrílico para proteger a estampa do adesivo e melhorar mais ainda a aparência.

Continuar lendo

Quando se começa a trabalhar com projetos eletrônicos, um dos ítens mais importantes é uma fonte de energia. Existem vários caminhos a seguir nesse sentido:

  • Comprar uma fonte específica para cada voltagem necessária (12V e 5V são bem fáceis de se encontrar, 3.3V nem tanto)
  • Usar a USB do computador (com Arduino é quase padrão fazer isso)
  • Usar pilhas (prepara a carteira…)

Para projetos simples e pouco frequentes, é possível seguir assim, porém, ao se começar a levar a sério a questão, essas opções deixam a desejar por vários motivos (pouca praticidade, pouca potência, …). A partir daí, pode-se adquirir uma fonte de bancada, que em geral custa bastante dinheiro ou, sendo um bom DIYer, pode-se utilizar uma fonte AT/ATX antiga e fazer a sua própria fonte de bancada, com todos os recursos que se desejar.

Este artigo trata da construção do gabinete para a fonte de bancada que eu construí. A segunda parte deste artigo encontra-se no link Fonte de Bancada Parte II – Montagem.
Continuar lendo

Algumas impressoras FDM (como a Prusa i3,e outras), tanto quando adquiridas montadas ou em kit, já possuem o recurso auto-leveling, ou seja, de nivelamento automático do bico de impressão relativo à mesa, de forma que a distância entre ambos seja sempre a mesma – e a mínima possível. Porém, existem outras impressoras / kits que não possuem tal recurso. Nesses casos, é necessário fazer uso dos endstops (micro-chaves que limitam o movimento no eixo) e, para ajuste fino, parafusos/molas que alteram a altura da mesa.
Continuar lendo

A Graber i3 é uma impressora 3D clone da Prusa i3, com estrutura em MDF cortado a laser. Existem muitos kits para a Graber, ligeiramente diferentes entre si, porém, a maioria deles baseia utiliza a mesma estrutura em MDF disponibilizada neste projeto GitHub. É um projeto muito bom, para ser honesto, bastante firme e fácil de montar.

Um problema que não havia me ocorrido, e me passou despercebido por muitos meses, é o fato de que MDF dilata / contrai com o calor. Na maior parte da estrutura da impressora isso não é um problema. Porém, a mesa de impressão, que é aquecida a 100C para impressão em ABS, fica parafusada em uma base de MDF, relativamente fina e frágil. Com o tempo, notei que a diferença de temperatura entre os lados cima/baixo da base é suficiente para curvá-la (para baixo), e fazê-la colidir com os zipties dos trilhos do eixo Y (os endstops e os próprios trilhos são presos com zipties). Essa colisão gera uma pequena diferença de altura da mesa, relativa ao bico de impressão, que se propaga na forma de imperfeições no objeto impresso.
Continuar lendo

Já testei diversos suportes de mesa para smartphone (e um ou outro para tablet), porém, até agora nenhum deles havia me interessado. Ou eram muito frágeis, não “agarravam” direito o aparelho, não permitiam utilizá-lo no modo horizontal, ou não permitiam utilizar com o cabo conectado, ou ainda, eram bons para apenas alguns modelos.

Felizmente, me deparei com um suporte que considero ótimo em vários aspectos:

  • Permite utilização do dispositivo nos modos vertical / horizontal
  • Possui uma firmeza muito boa em ambos os modos
  • Pode ser utilizado com o cabo usb conectado
  • Aceita praticamente todos os modelos de smartphones (mesmo os mais antigos, mais espessos)
  • Adicionalmente, ainda tem um design bonito e moderno.

Continuar lendo