Para a maioria das pessoas, um relógio de pulso é o suficiente (muitos nem usam, principalmente após o “advento” do telefone celular). Eu, por outro lado, possuo mais de um relógio de pulso (3 para ser exato). Até há alguns dias, quando não estavam no meu pulso, eles ficavam atirados embaixo do monitor de meu computador. Eu já tinha pensado em modelar suportes para deixar os relógios quando fora de uso, porém esta “intenção” sempre ficou relegada a uma prioridade baixa, frente a outros projetos. Tudo mudou quando, recentemente, me deparei com um projeto no Thingverse que era justamente o que eu precisava. Como bastava imprimi-lo, a ideia acabou no topo das prioridades e saiu. Este post é sobre este “utensílio” (se é que pode ser chamado desta forma).
Continuar lendo

Os motores de passo do tipo Nema 17 são alguns dos mais usados nas mais diversas aplicações (Impressoras 3D, máquinas industriais, braços robóticos, …).  Existem inúmeros fabricantes e diversos modelos destes motores (com diferentes torques, ângulo do passo, voltagem, consumo, etc). Este artigo de propõe a demonstrar uma das formas (a mais fácil e segura) de se controlar motores Nema17 bipolares de 4 fios.
Continuar lendo

Esse será o primeiro de uma série de dois artigos sobre automação de periféricos (escrever sobre automação residencial levaria consideravelmente mais tempo). A intenção aqui será explicar como seria possível controlar objetos que podem ser automatizados via energia elétrica, qualquer coisa que possa ficar ligado diretamente em uma tomada, que cortando e ligando a energia elétrica seja suficiente para colocar em funcionamento ou interromper o uso (por exemplo um abajur, uma lâmpada, um ventilador, etc). Há ainda a possibilidade de automatizar dispositivos controlados por infra-vermelho, também conhecido como controle remoto (televisores, conversor de tv a cabo, ar condicionado, aparelhos de som, etc). Tudo controlado pelo telefone celular, de qualquer lugar que tenha acesso à internet.

Continuar lendo

Se você já esteve na situação de ter que marcar diversos pontos (para furação) na lateral de uma chapa de MDF (por exemplo), sabe que marcá-los com precisão, no centro da borda pode ser chato e demorado (até complicado dependendo da espessura da chapa). Com esta ferramenta, essa tarefa passa a ser muito simples.

Continuar lendo

Qualquer pessoa que já tenha trabalhado com solda de estanho (para fios, cabos e placas), sabe que o processo libera uma fumaça. Essa fumaça pode ser considerada tóxica, contendo até mesmo metais com chumbo. Quando se trabalha com eletrônica de uma forma profissional, o ideal é adquirir um exaustor pronto, porém, como este produto é relativamente caro, para um entusiasta amador pode não ser atrativo. Eu mesmo, por muito tempo, me virei “assoprando” a fumaça para longe. Porém, cansei desse processo e resolvi, dentro da tradição de um DIYer, montar o meu próprio.
Continuar lendo

Existem várias maneiras de conectarmos um controle remoto a um PC. Não discutirei se é certo ou errado ainda utilizar-se de controle com infra-vermelho para controlar dispositivos. O objetivo desse post é o de mostrar que é possivel instalar um controle remoto que LIGUE o PC (desde que tenha uma fonte ATX ou compatível).

Continuar lendo

Até há pouco tempo atrás, meu fonte de ouvidos, que utilizo no meu computador, ficava pendurado em um gancho, colado na lateral do gabinete. Porém, recentemente, investi em um fone de ouvidos de melhor qualidade sonora e mais bonito. Achei que ele não merecia ficar pendurado no mesmo gancho do anterior, então decidi procurar por um suporte melhor acabado que eu pudesse imprimir.
Continuar lendo

Continuando do projeto anterior a ideia agora é melhorar o visual da caixa para dar uma aparência mais condizente com a funcionalidade para a qual ela foi projetada. Para isso vamos colocar na tampa um adesivo semelhante aos utilizados nos arcades convencionais. Também vamos aproveitar e melhorar o acabamento a longo prazo adicionando uma camada de acrílico para proteger a estampa do adesivo e melhorar mais ainda a aparência.

Continuar lendo